Logística


Rodovia, ferrovia, hidrovia e aeroporto, todos os principais sistemas de transporte estão presentes em Bauru, além deuma excelente rede de distribuição de energia elétrica. Não é a toa que Bauru é conhecida como “rodo-aerohidro-ferroviário e energético do interior da América Latina,”.
Essas são só algumas das condições ideais para a instalação de indústrias e empresas diversas, e com certeza
potencial como este, não se encontra em qualquer cidade.

FERROVIAS

Desde a privatização, o transporte ferroviário é utilizado somente para cargas. Mesmo com essa subutilização, nos últimos anos houve um crescimento no transporte de cargas, o que mostra a recuperação do setor e que não estamos no fim da linha

As ferrovias foram grandes responsáveis pelo desenvolvimento de Bauru no início do século passado, só quem com a privatização a situação mudou. Hoje não existe mais o transporte de passageiros apenas o de  cargas. A empresa que administra as ferrovias que cortam Bauru é a ALL –América Latina Logística, maior operadora logística com base ferroviária da América Latina, transporta para clientes de variados segmentos produtos como commodities agrícolas, insumos e fertilizantes, combustíveis, construção civil, florestal, siderúrgico, higiene e limpeza, eletroeletrônicos, automotivo e autopeças, embalagens, químico, petroquímico e bebidas. A Companhia oferece uma gama completa de serviços de logística, combinando as vantagens econômicas do transporte ferroviário com a flexibilidade do transporte por caminhão, em uma área de cobertura que engloba mais de 75% do PIB do Mercosul. Segundo a operadora, o volume de transporte através dos trilhos aumentou 10 % em relação a 2008, o que mostra uma recuperação significativa do setor.

RODOVIAS

São cinco grandes rodovias que passam por Bauru, sendo 3 duplicadas e 2 com grandes melhorias previstas
através do Plano de Concessão feito pelo Governo do Estado. Isso faz com que o escoamento de produtos e a movimentação de pessoas para qualquer parte do estado se torne fácil e rápido.

SP-300


Rodovia Marechal Rondon (SP-300) é tida como a principal ligação da cidade, onde através da Rodovia Castello Branco, liga Bauru a São Paulo e adjacências. A Rodovia corta cerca de 15 Km da área urbana e possui grandes empresas as suas margens, não só em Bauru como na região. Estão localizadas às margens da Marechal Rondon, empresas como a Braspress, Alameda Quality Center, Shopping Auto Fest, Lwart  celulose (50 Km de Bauru) , Duratex e Ambev (15 Km de Bauru). A Marechal Rondon também interliga as outras Rodovias que chegam à Bauru, como as Rodovias Comandante João Ribeiro de Barros (SP 294 e SP 225) , a Rodovia Cezário José de Castilho (SP-321) e a Rodovia Engenheiro João Batista Cabral Renno (SP-225) além de acessos as principais avenidas de cidade.No seu sentido Oeste, a Rodon chega até a divisa do estado de Mato-Grosso do Sul, passando por regiões importantes e sendo uma importante rota de escoamento de grãos vindo do Centro-Oeste para o Porto de Santos. Com o plano de Concessão, a  rodovia receberá vários investimentos sendo muitos realizados dentro da zona urbana de Bauru, que são passarelas e avenidas marginais, facilitando o trânsito urbano e os acessos de caminhões e carros ao interior do município. As concessionárias que administram é a Rodovia são Via Rondon (de Bauru à divisa com mato Grosso) e a Rodovias do Tiête (de Bauru até Salto).
SP 294 

Outra importante rodovia que chega a Bauru é a SP 294, também conhecida como Comandante João Ribeiro de Barros, ligando o município a cidade de Marília, BR- 153 e região de Adamantina. Durante anos, os moradores de Bauru e Marília reivindicaram a duplicação da rodovia o que nos 2 últimos anos aconteceu. Hoje a ligação entre as duas cidade está sendo duplicada, onde quase toda a extensão está pronta. É na SP 294, logo na saída de Bauru que está localizado a EADI Bauru Cipagem – Cia Paulista de Armazéns Gerais Aduaneiros Exportação e Importação LTDA, um terminal alfandegario de uso público, onde as mercadorias provenientes ou destinas ao exterior podem ser nacionalizadas ou desnacionalizadas. Em suas margens está localizado o Distrito Industrial III.
SP 225

Conhecida como Bauru-Jaú, a SP 225 está entre as melhores rodovias do país. É uma das principais saídas e entradas de Bauru já que liga a cidade a hidrovia Tiete - Paraná através do Porto de Pederneiras, 35 Km distante de Bauru. Nela está localizado o Distrito Industrial II, o Hospital da Unimed o Zoológico Municipal além cortar o campus da UNESP. A rodovia é um importante corredor pois dá acesso as cidades de Jaú, Pederneiras, Araraquara e São Carlos além das rodovias Washington Luís (SP- 310), Bandeirantes (SP-348) e Anhanguera (SP-330), ligando Bauru à cidades como Campinas, Limeira e Rio Claro. A rodovia é administrada pela Centrovias desde 1998. 
SP 255

A SP 255 liga Bauru à Ipaussu, dando acesso as regiões de Sta. Cruz do Rio Pardo e Ourinhos, além do início da Rodovia Castello Branco (SP 280) e da Rodovia Raposo Tavares (SP 270) . A rodovia ainda não está duplicada, mas foi inclusa no pacote de Concessão da Rodovia Raposo Tavares que é administrada pela CART (Concessionária Auto Raposo Tavares) que pretende investir mais de R$ 1 bilhão nos próximos 5 ou 6 anos em melhorias no corredor. A SP 255 é uma importante ligação com o estado do Paraná, permitindo a integração da cidade com a região Sul.
SP 321

A SP - 321, liga Bauru a maior região produtora de laranja do estado, a região de Itápolis, e também ao Aeroporto Internacional Moussa Tobias. A rodovia ainda não é duplicada, mas o Governo do Estado já realizou estudos em relação a realização da obra. Inicialmente está prevista a duplicação do trecho que sai de Bauru até a entrada para o Aeroporto. Mais 49 km de recape estão previstos nas melhorias. Com isso, Bauru contará com estradas de excelentes qualidade, que ajudarão no escoamento da produção industrial e agrícola da região. 
HIDROVIA

Um barquinho de papel é um os brinquedos mais simples e baratos de se fazer e o melhor, ele é eficaz., ou seja, cumpre  seu  papel de flutuar.  Todas essas características são compartilhadas pelo transporte hidroviário, que é simples de se estruturar, é um dos mais baratos entre as modalidades de transporte e cumpri de forma exemplar seu papel,  o de transportar mercadoria ou pessoas, e em nossa região temos o privilégio de termos a hidrovia Tiête-Paraná

São apenas 35 Km que separam Bauru da mais movimentada hidrovia do país, a hidrovia Tietê-Paraná.
É também conhecida como a Hidrovia do Mercosul, com 2.400 km de vias navegáveis, entre vias primárias e secundárias, mais de 6.000 km de margens lacustres e fluviais, passando por cinco estados brasileiros, sendo eles: São Paulo, Goiás, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, que, respectivamente são banhados pelos rios Tietê, Paraná, Grande, Paranaíba e todos seus afluentes, integrando também quatro países do Cone Sul, sendo eles: Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, abrangendo mais de 220 municípios, com uma área de influência de 800.000 km2 e 22.600 MW instalados.
A hidrovia vem se tornando uma grande alternativa para a redução de custo no transporte de produtos, já que gasta-se 8 dólares na hidrovia, 16 dólares na ferrovia e cerca de 30 na rodovia por km rodado. Através do Terminal de Pederneiras, é possível fazer conexões com o sistema ferroviário, que leva até o Porto de Santos, além de toda a extensão da hidrovia que leva até os países do MERCOSUL, ou seja, transporta-se através da rodovia de Bauru à Pederneiras (35 KM) e depois através da hidrovia é possível exportar os produtos para o Paraguai, Argentina e Uruguai. Com isso é possível ter um sistema logístico completo, permitindo adequar o transporte ao tipo de produto, otimizando a movimentação e diminuindo custos.

AEROPORTO


O Aeroporto Moussa Tobias é considerado a grande solução para o transporte aéreo do estado. Sua localização estratégica e sua grande áerea para ampliação são pontos positivos.

Inaugurado em 2006 o Aeroporto Internacional Moussa Nakhl Tobias desponta como sendo uma das alternativas para o transporte aéreo de passageiros e cargas no estado.
Sendo um dos mais bem estruturados, está localizado na divisa entre Bauru e Arealva, com grande terreno em volta que permite futuras ampliações além de grandes áreas próximas para instalação de indústrias ou até mesmo de um distrito industrial. Em visita à Bauru em março de 2009 o Secretário Estadual de  desenvolvimento Econômico e ex-governador Geraldo Alckmin sinalizou apoio a concretização desses projetos conforme notícia no jornal BOM DIA de 20/03/2009:
O secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, propôs ao prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB), durante audiência ontem em São Paulo, a “ocupação” das áreas ao lado do aeroporto Moussa Tobias. O ex-governador de São Paulo, um dos responsáveis pela construção do aeroporto estadual, apresentou um projeto de parceria entre o Estado e as secretarias municipais para viabilizar economicamente o Moussa Tobias. “Vamos montar uma agenda comum da Secretaria Municipal de Desenvolvimento com a estadual”, explicou. “Isso vai incluir uma discussão sobre arranjos produtivos, a criação de incubadoras de empresas, ocupar o entorno do aeroporto com um distrito industrial, com terminal de cargas, enfim, fazer com que o aeroporto traga desenvolvimento”, completou Rodrigo ao final do encontro.Alckmin cobrou projetos da prefeitura e colocou a equipe da secretaria à disposição para dar suporte.“Vamos formar um projeto para transformar o entorno do aeroporto em um grande parte tecnológico”, disse o prefeito. 

Bauru conta com o apoio de outras cidades do estado que apóiam a homologação do aeroporto Moussa Tobias como alternativa para São Paulo.  Veja notícia publicada no site do jornal BOM DIA em
19/08/2009:


Comissão defende aeroporto de Bauru como opção a Viracopos Obra em Campinas custa R$ 6 bilhões contra R$ 40 milhões no Moussa Tobias
O vereador de Indaiatuba, Bruno Ganem (PV), membro da CMV (Comissão Metropolitana de Viracopos), esteve nesta terça-feira em Bauru. Ele participou de reunião com o presidente da Câmara, Pastor Luiz (PTB) para discutir a ampliação do aeroporto Moussa Tobias. Como o BOM DIA divulgou, a CMV é contrária à ampliação do aeroporto de Viracopos. Uma alternativa discutida é fazer a ampliação em Bauru e tornar o Moussa Tobias um aeroporto com capacidade de receber mais cargas e passageiros.
“Existe a previsão de que a ampliação de Viracopos saia por R$ 6 bilhões”, afirma. “Nossa região não comporta mais. Temos que distribuir o desenvolvimento da rede”, emenda. Ele disse que a previsão é que o número de passageiros aumente para 60 milhões por ano em Campinas caso o projeto seja realizado.
Estima-se que, em Bauru, o valor não ultrapasse R$ 40 milhões. “O nosso aeroporto tem as condições de ser ampliado em todos os sentidos”, considera pastor Luiz(vereador de Bauru).
End.: Rodovia BRU 312 Km 5 - Estr. Murilo Vilaça Maringoni - CEP 17022-895
Funcionamento: 24 hrs
Pista: 2.100 x 45
Dimensão cabeceira: 15 - 33
Terminal de Passageiros (m²): 2.500
Estacionamento de Veículos - nº de vagas: 355
Distância do Aeroporto até o Centro da Cidade: 18 Km
Operadoras: Pantanal (TAM) , Passaredo, Gol
Atividade Comerciais no aeroporto
Alimentação
Cargas
Cias. Aéreas
Combustível
Comissaria
Estacionamento
Locadora de Veículos
Ponto de Táxi
Transporte Coletivo - Ônibus até o Terminal Rodoviário

Diante disso, vemos que o futuro econômico da região de Bauru promete ser promissor. Autoridades de grande porte, já veem a importância que a região Centro-Oeste tem para o estado sendo uma das locomotivas do crescimento de São Paulo.

GASODUTO



As indústria bauruenses ja tem disponível o Gás Natural. É uma alternativa de energia que pode reduzir custos e otimizar a produção. Essa diversificação de fonte de energia ajuda a trazer  empresas de diferentes 
ramos e que trabalham com diferentes matrizes energéticas.  Claro que a população também poderá ser beneficiada,  principalmente aqueles que moram em condomínios que poderão  instalar o sistema e distribuí-lo à todos os moradores.  É uma tecnologia inicialmente para indústrias que em breve poderá estar no fogão de várias casas.

ENERGIA ELÉTRICA

Energia elétrica é o que não falta na região de Bauru. Administrada pela CPFL Energia, uma das maiores e melhores distribuidores de energia elétrica do país, a região de Bauru conta com uma excelente rede de distribuição e grande capacidade elétrica, com sobras em relação a demanda. Devido ao crescimento da região, a CPFL anunciou em março de 2009 investimentos de R$ 70 milhões até 2012 na ampliação de sua estrutura de distribuição de energia na região noroeste, que compreende 110 municípios e cuja sede é em Bauru.

TELEFONIA

Bauru possui excelente infra-estrutura de telecomunicações. Além do serviço de telefonia fixa chegar a  Qualquer ponto da cidade, Bauru já conta toda a zona urbana coberta por internet banda larga, seja ela por cabos telefônicos, via rádio ou celular. Isso possibilita uma eficiente comunicação da cidade com o mundo, permitindo negócios e transações em períodos curtos. A cidade foi uma das primeiras no estado a receber cobertura total da tecnologia 3G.

EXPORTAÇÃO

Veja infográfico ampliado a Revista BRU


Mesmo com a crise econômica, Bauru continua a exportar. Entre os 645 municípios do estado de São Paulo, Bauru é a 38ª cidade que mais exporta, sendo produtos como gomas de mascar, confeitos, avocados e  cadernos os mais exportados pela cidade. Essas exportações são facilitadas devido a excelente logística e estrutura de transportes instalada em Bauru, potenciais ainda em expansão, o que permite grande crescimento
da cidade e empresas no futuro.

PORTO SECO - EADI


Podemos não ter um grande rio ou um imenso oceano nos banhando, mas temos um porto... seco!


Somos a 38ª cidade que mais exporta no estado de São Paulo, segundo dados do Ministério de Desenvolvimento. A logística favorece as exportações, não só pelas estradas, hidrovia e ferrovia mas também pelo fato de termos em Bauru a EADI Bauru Cipagem – Cia Paulista de Armazéns Gerais Aduaneiros Exportação e Importação LTDA.
A EADI proporciona a descentralização da atividade alfandegária e facilidade para os usuários de comércio exterior. Trata-se de um terminal alfandegario de uso público, local onde as mercadorias provenientes ou destinadas ao exterior podem ser nacionalizadas ou desnacionalizadas, dependendo do processo de importação ou exportação a que se referem.
Oferece atendimento personalizado e dirigido aos clientes e opera com máquinas e equipamentos de última geração. Na EADI-BAURU são praticados todos os Regimes Aduaneiros, tanto os comuns, bem como os Suspensivos de Tributação. Além de ter a sua disposição um dos maiores entroncamentos aero-rodo-ferroviário da América Latina, sua localização geográfica diminui distâncias, pois se encontra no centro do Estado de São Paulo.
Utiliza rodovias modernas e duplicadas ou em processo de duplicação, com acessos para todo o território brasileiro, países do Mercosul, como Bolívia, Chile, Argentina e Paraguai.
Possui um desvio ferroviário interligado a Ferrovia-Novoeste S.A, podendo através da mesma acessar o Território Boliviano, até a cidade de Santa Cruz de La Sierra. Conta com fácil acesso aos principais portos e aeroportos brasileiros.